English version

Notícias

"Um navio na coxilha" no Literatura RS
08/12/2022 / Lu?s Dill

Luís Dill lança o romance ‘Um navio na coxilha’


5 de dezembro de 2022 por LITERATURA RS


Sessão de autógrafos ocorre no dia 8 de dezembro, em Porto Alegre

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Em 2020, ao completar 30 anos de carreira literária, Luís Dill lançou Timbirupá, romance que inaugurou o chamado Ciclo XX do escritor porto-alegrense. A ideia é publicar uma narrativa longa para cada década do século passado, sem que um livro seja sequência do outro. Timbirupá é ambientado em 1930 em uma localidade no interior do país. Em 2021, veio Dias de água, que acompanha a vida de vários personagens durante a grande enchente de 1941 em Porto Alegre.

Agora surge Um navio na coxilha, terceiro título do Ciclo XX. A história se passa no ano de 1954, em Forquilha Seca, cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul. Em uma manhã de inverno os moradores precisam lidar com o aparecimento de um cargueiro nas proximidades da cidade.

Como os romances anteriores, o livro sai pela Editora Casa 29 que tem a preocupação de formar um conselho editorial com a tarefa de analisar os originais. Para Um navio na coxilha foram convidados Jane Tutikian, Roberto Bittencourt Martins, Luiz-Olyntho Telles da Silva e Marisa Lajolo. No seu texto, o escritor Roberto Bittencourt Martins, autor do clássico Ibiamoré – o trem fantasma, afirma: “A imagem trazida pelo título já prepara o leitor para uma aventura surreal em que a visão de um grande navio envolto em névoa surge subitamente no mar verde das coxilhas do pampa gaúcho. O espanto da visão nos guiará por uma jornada em que descobriremos uma realidade capaz de ultrapassar as fronteiras do realismo”.

A capa, mais uma vez, esteve a cargo de Beto Soares que seguiu o conceito estético dos livros anteriores do Ciclo XX: fazer referência ao design gráfico de meados do século passado.

O lançamento de Um navio na coxilha, com sessão de autógrafos, ocorre na quinta-feira, dia 8 de dezembro, a partir das 19h, no Centro Municipal de Cultura (Avenida. Erico Verissimo, 307 – Porto Alegre/RS).

Sobre o autor
Luís Dill nasceu em Porto Alegre em abril de 1965. É formado em Jornalismo pela PUC/RS e tem Pós-graduação lato sensu em Literatura Brasileira. Como escritor estreou em 1990. Entre suas premiações estão o Açorianos de Literatura e o Biblioteca Nacional. Alguns de seus títulos já foram adquiridos por governos municipais, estaduais e federal. Vários receberam o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, e fazem parte de seu acervo básico. Em sua atividade de escritor, participa de feiras do livro e de variados tipos de encontros com leitores em escolas e universidades. Pela Editora Casa 29, tem Timbirupá, Minha camisa amarela de flanela, Guri do cimento, 100 mil seguidores (finalista do Prêmio Jabuti de Literatura 2020).

 

Todos os direitos reservados a Luís Dill || Site da Rede Artistas Gaúchos